A osteoporose é uma das doenças mais comuns entre os idosos, causando mais de 2 milhões de fraturas por ano apenas no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Metabolismo Ósseo (Abrasso), a doença é chamada de “epidemia silenciosa” e já infectou mais de 10 milhões de brasileiros. As mulheres são mais propensas a sofrer desta doença, principalmente mulheres brancas e pós-menopáusicas, mas a doença também pode se desenvolver na infância; portanto, recomenda-se fortemente a prevenção e o diagnóstico precoce, porque 75 casos são encontrados somente após a primeira fratura. Por isso confira nesse post, informações sobre como o plano de saúde pode ajudar no tratamento da Osteoporose.

Veja como plano de saúde ajuda no tratamento da Osteoporose!

Esse problema é mais sério do que se imaginava: estima-se que 200 mil pessoas morrem a cada ano por fraturas. Veja por que um plano de saúde facilita a prevenção e o tratamento da osteoporose.

A osteoporose é um ponto fraco da microestrutura óssea que causa perda óssea, mas o problema só pode ser detectado por raios-X quando essa perda atingir 30%. Como não há sintomas, geralmente é encontrado apenas quando a fratura é mais grave ou não há causa óbvia de dor. Normalmente, nesses casos, o osso fraturado nem é percebido pelo indivíduo.

Como identificar?

O primeiro estágio da osteoporose é a osteopenia, quando os ossos perdem muito cálcio e ossos. Este é o melhor momento para iniciar o tratamento. Consulte um especialista em plano de saúde regularmente para determinar a gravidade do problema através de estudos laboratoriais e de imagem (como raios-X) ou outros testes mais específicos para ajudar a determinar a deficiência de cálcio. Através do plano de saúde em Sorocaba, você pode visitar os melhores ortopedistas, clínicas e hospitais especializados do país.

É um doença apenas de idosos?

Embora a osteoporose seja mais frequentemente associada à doença em idosos, na verdade ela começa a se desenvolver entre os jovens, porque as “reservas” de cálcio que contínhamos ao nascer começaram a se esgotar por volta dos 20 anos de idade.

No entanto, a reposição de cálcio por si só não é suficiente para manter a estrutura óssea saudável: na maioria das vezes, a vitamina D também está ausente e a vitamina D é metabolizada apenas pela estimulação da luz solar.

Fatores de risco

O outro fator de risco para o desenvolvimento da doença é a menopausa, causada pela redução do estrogênio e pela absorção de certas substâncias, incluindo a própria vitamina D. História familiar; sedentarismo; baixo peso corporal; cirurgia bariátrica; uso de drogas como eparina e corticosteroides e deficiência hormonal. Um terço das mulheres sofrem de osteoporose.

Especialistas sugerem que homens e mulheres com mais de 40 anos de idade sejam testados quanto à densidade mineral óssea, que é o teste mais adequado para osteoporose, que pode ser verificado através de um plano de saúde. No entanto, após os 60 anos, os cuidados devem ser realizados com mais frequência.

Especialista médico recomendado

O ortopedista é o médico especializado, e  pode recomendar medidas preventivas através de medicamentos, monitoramento hormonal, exercícios físicos (como caminhar ou atividades de baixo impacto); exposição ao sol em um tempo predeterminado e sem protetor solar, para que o sol possa ser absorvido pela pele e uma melhor dieta equilibrada. É claramente indicado pelo nutricionista que também pode ser encontrado no plano de saúde.

Conte com um plano de saúde em Sorocaba

Na sua cidade mesmo, você pode encontrar um convênio médico em Sorocaba que vai te atender e suprir essas necessidades, entre outras.

A osteoporose não precisa ser um fantasma da terceira idade, ela pode ser tratada, principalmente quando prevenida desde cedo através da reposição do cálcio orientada pelo médico e da prática de atividades físicas. Mantenha seu check-up em dia pelo plano de saúde Sorocaba e veja os anos passarem com a segurança que você merece.