Toda mulher grávida sabe, ou pelo menos deve saber, a importância do pré-natal durante a gravidez. Para quem tem plano de saúde Sorocaba, é ainda mais fácil monitorar a saúde fetal e a saúde fetal, porque abrange todas as verificações necessárias. Por exemplo, durante um exame pré-natal, as pessoas descobrirão se algo pode ser desconfortável e se é necessário um exame de amniocentese. Por isso, Veja como funciona o exame Amniocentese em mulheres grávidas!

Veja como funciona o exame Amniocentese em mulheres grávidas!

Veja como funciona o exame Amniocentese em mulheres grávidas!

Este não é um exame de rotina, mas uma vez indicado, ele pode identificar várias síndromes cromossômicas. Veja por que isso é tão importante.

Durante o exame pré-natal, toda a gravidez é monitorada. A dieta mais adequada pode ser especificada de acordo com as necessidades individuais de vitaminas. Monitorar a pressão arterial e vários problemas possíveis que podem colocar em risco a saúde materna e infantil. Para isso, diversas inspeções de rotina foram realizadas com o objetivo de prevenir e corrigir possíveis adversidades.

Inspeções regulares: hemograma, exames de fezes e urina, curva de glicose no sangue, resposta a toxoplasmose e rubéola, testes sorológicos para HIV e hepatite viral, testes sorológicos para citomegalovírus, teste de Papanicolau e Ultrassonografia. No entanto, quando qualquer um desses testes indica erros ou incertezas, é necessário um teste mais específico. A amniocentese é um deles.

Na amniocentese, amostras de líquido amniótico são coletadas para análise laboratorial. No entanto, por se tratar de um exame invasivo, recomenda-se o uso somente após a 15ª semana – e somente se o exame anterior mostrar alguma alteração.

Problemas que podem ser identificados

A amniocentese indica o sexo do bebê e diagnostica centenas de síndromes cromossômicas. Os mais comuns são: Defeitos congênitos no tubo neural. Posteriormente, o ultrassom pode ser usado para detectar anencefalia (parcial ou completamente sem cérebro e tampa amarela) e espinha bífida (anormalidades do sistema nervoso congênito); os bebês podem causar infecções com sequelas graves. Entre eles estão herpes e sífilis. Doenças genéticas que afetam o sangue, como talassemia, hemofilia e anemia falciforme; entre outros.

Embora seja muito incomum realizar esta operação apenas por esse motivo, a amniocentese pode indicar a paternidade do bebê, realizando um teste de DNA antes do nascimento.

Prevenção pelo histórico familiar

Além dos problemas que podem ser encontrados durante os exames pré-natais de rotina, a amniocentese também deve ser realizada quando a família da mãe ou do pai tiver anormalidades genéticas ou congênitas. Em casos menos graves, o conhecimento prévio do problema pode ajudar no cuidado subjetivo do bebê ao nascer. Quanto mais cedo o tratamento, maior a chance de sucesso e conforto para a criança. Da mesma forma, a amniocentese também prepara uma criança com necessidades especiais para pais e família.

Embora a amniocentese seja considerada um método seguro de exame, ainda existem riscos. Aproximadamente cada 100 mulheres perdem bebês após a punção e 1 em cada 1000 mulheres causa infecção grave.

Saiba Mais

O convênio médico em Sorocaba de obstetrícia também garante que o bebê seja coberto automaticamente dentro de 30 dias após o nascimento. Desenvolva imediatamente um plano de saúde para garantir a paz de espírito da família!