Quando se trata de dores no corpo, toda a atividade que vamos realizar no nosso dia a dia, desde mais simples como levantar da cama até trabalhar ou praticar exercícios físicos acaba se tornando um incômodo, e principalmente quando essa dor se trata da temida dor de cabeça. Porém sabemos que a dor de cabeça tem vários níveis de intensidade para a dor, e também pode agir em regiões distintas na cabeça.

O tipo mais conhecido é a enxaqueca, que é uma dor que pulsa muitas vezes dos dois lados da cabeça, durante cerca de 72 horas, causando náuseas, vômitos e tonturas, em alguns casos as dores são recorrentes, e em outros casos as dores são diagnosticadas pelo médico como enxaqueca crônica, ou seja não há cura, porém há tratamento, para a melhoria da qualidade de vida do individuo.

 

Causas da enfermidade

 

Por mais estudos que já foram, e são até hoje realizados para se obter mais informações a respeito de como funciona, e o que provoca ao certo a enxaqueca, cientificamente não se tem nenhum dado que aponte uma causa especifica, apenas se sabe que algumas pessoas podem ter uma disposição genética para desenvolver a enxaqueca.

A enxaqueca também é provocada por alterações do cérebro, quando as células nervosas do nosso cérebro ficam hiperexcitabilidade, e acabam reagindo a algum tipo de reação ou acontecimento no dia a dia, funcionando como um gatilho, após acionar esse gatilho, começa a ser enviado aos vasos sanguíneos enviando impulsos nervosos que, realizam a constrição e dilatação desse vaso.

Após os vasos sanguíneos permanecerem por alguns minutos sendo restringidos e dilatadas, começa a ser liberados substancias inflamatórias tal como a prostaglandinas e outras substancias que causam as dores fortes.

 

Prevenção a enxaqueca

 

Alguns gatilhos são mais frequentes, e podem ser evitados se o individuo identificar o que aciona a sua dor, alguns desses gatilhos são:

 

E em muitos casos a enxaqueca tem por seu gatilho o excesso de açúcar  ou de sal, além de alimentos gordurosos. Outro fator alimentar que causa enxaqueca e é muito comum entre todos é o abuso do consumo da cafeína, que ajuda a estimular ainda mais os impulsos nervosos, liberando em maior quantidade as toxinas inflamatórias, aumentando a dor.