Inicial » Tipos de Dores de Cabeça

Tipos de Dores de Cabeça

  • por
Tipos de Dores de Cabeça

De acordo com estudos feito pelos médicos, 40% das pessoas têm pelo menos uma dor aguda na região da cabeça por ano em todo o mundo. As causas podem estar tanto ligadas à ingestão de álcool e alimentos, outros problemas de saúde e ou principalmente em momentos de tensão tendo em vista que 90% dos casos esporádicos resultam de algum estresse.

Vejamos agora os tipos diferentes de dor de cabeça.

Tipos de Dores de Cabeça

Diferentes Tipos de Dor de Cabeça

Essa dor atinge qualquer tipo de parte da cabeça, desde a pele, como também músculos, veias, dentes e terminações nervosas. Se a dor chegar até as células cerebrais é porque não se trata de dor e, sim, de um problema mais sério.

E é por isso que é essencial procurar ajuda médica e nunca se medicar, pois um diagnóstico correto leva em consideração as características da dor, que pode ser desde latejante, como se fosse uma pressão ou uma pontada, sua intensidade, a área afetada, frequência e duração.

Os tratamentos mais comuns para essas dores de cabeça são o uso de analgésicos, mas também podem ser indicadas outras terapias, como meditação, massagem, técnicas de relaxamento e psicoterapia.

Cefaleia tensional:

Esse é o tipo de dor de cabeça mais comum e a dor é em peso ou aperto, é bilateral ou sentida na cabeça toda.  A cefaleia tensional acontece em homens e mulheres de qualquer idade, porém mais em mulheres entre 15 e 60 anos.

As crises são piores em períodos de sobrecarga de trabalho, stress, má alimentação, abuso de álcool, privação de sono, período perimenstrual.

Enxaqueca

Acontece em ambos os sexos e em qualquer idade. A dor é forte e intensa, geralmente unilateral e pulsátil. Ela causa fonofobia (incomodo por conta de barulho), fotofobia (incomodo por conta da luz) e odinofobia (incomodo por conta de cheiros fortes).

Causa náuseas e vômitos.  O fator que desencadea a dor é diferente de pessoa para pessoa, mas geralmente os fatores são: período menstrual, fases de Stress, redução de sono, consumo de determinados alimentos, uso de algumas medicações (anticoncepcionais, por exemplo), consumo de álcool, muito tempo em um local com barulhos altos.

Caso você sofre de dores de cabeça constantes, procure por um neurologista, e caso não tenha um convênio médico em Sorocaba para o tratamento, consulte nossos corretores da cidade, em nossa página de contato ou através de um formulário.