Inicial » Tudo sobre a doença: Gota, causas e tratamento

Tudo sobre a doença: Gota, causas e tratamento

  • por

É importante saber que, a gota é uma doença inflamatória que compromete principalmente as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em nível mais alto do que o normal (hiperuricemia). Também é conhecida como a Doença dos Reis.

É sabido que na Roma Antiga e Inglaterra Vitoriana, entre os séculos XVII e XIX, ocorreu uma epidemia de gota, que durou aproximadamente 200 anos.

Acredita se que a intoxicação pelo chumbo, presente nos alimentos e no vinho, foi a causa da epidemia, a qual matou inúmeros habitantes. Isto ocorreu, pelo fato de excesso de chumbo que interfere na excreção de ácido úrico pelos rins.

Tudo sobre a doença: Gota, causas e sintomas e tratamento

As causas

É causada pelos níveis altíssimos de ácido úrico, mais do que o normal na corrente sanguínea.

Isso acontece, quando o corpo produz ácido úrico em excesso, ou se tiver dificuldade de eliminar o ácido úrico produzido.

Quando esta substância é acumulada no liquido ao redor das articulações, são formados cristais de ácido úrico, e esses cristais, causam inchaço e inflamações nas articulações.

Se sabe que 40% dos pacientes com gota tem histórico familiar, porém há outros fatores como deita, consumo de álcool, uso de algumas medicações e presença de outras doenças, como hipertensão, diabetes, colesterol alto.

A gota também é mais comum em homens e nas mulheres após a menopausa.

Os sintomas

Os sintomas são sempre agudos, de repente e principalmente à noite.

  • Dor intensa nas articulações do pé, tornozelo, joelho, mão e pulsos, forte nas primeiras 12 a 24 horas;
  • Após o pico da dor, há desconforto nas articulações, que pode durar dias ou semanas;
  • Inflamações e vermelhidão na região da articulação afetada, com presença de suor.

O tratamento

Os medicamentos devem ser tomados o mais rápido possível.

Geralmente o tratamento são:

  • Anti inflamatórios;
  • Analgésicos fortes para as dores;
  • Remédios para o inchaço
  • Corticóides;
  • Alimentação correta: evitando álcool, cerveja, peixes, frutos do mar, coração de galinha, rim, fígado, moelas, enlatados e conservas, defumados, carnes vermelhas e gordas;
  • Cirurgia quando o paciente está já com dificuldade para andar devido a gota.

Se você precisa saber se existe tratamento de gota, faça um contato com um corretor de convênios em Sorocaba atualizado através da página de contato do site “planossorocaba.com.br” e obtenha a ceeteza de como e quando poderá começar o tratamento.