A diabetes é uma das doenças que mais afeta as pessoas no mundo todo. Dentro do ramo da medicina, a diabetes é a doença endócrina mais comum e é um fator que, ultimamente, vem preocupando muito os médicos.

Essa preocupação se deve ao fato de que o numero de casos de pessoas com a doença é cada vez maior, principalmente o diabete tipo 2 (não insulino-dependente), que está associado com o modo como a obesidade vem crescendo cada vez mais.

Além desta, existe o diabete tipo 1 (insulino-dependente) e o gestacional.

Confira a seguir as características desta doença e quais os primeiros sinais que ela apresenta.

Primeiros sinais da diabetes

Primeiros sinais da diabetes

Primeiros sinais

Os primeiro sinais que podem indicar uma possível diabetes, são:

Na presença desses sintomas, principalmente se também existirem casos de diabetes na família, é recomendado fazer o exame de glicemia em jejum para verificar a taxa de açúcar no sangue.

Caso realmente seja diagnosticado o diabetes ou pré-diabetes, o tratamento deve ser iniciado imediatamente para controlar a doença, ou evitar que ela seja contraída.

Tratamento

O tratamento da diabetes é feito a partir da orientação de um profissional endocrinologista ou clínico geral, e normalmente é feito com o uso de medicamentos que ajudam a diminuir a concentração de glicose no sangue.

A Metformina, por exemplo, e a aplicação de insulina sintética em certos casos são os tratamentos mais comuns indicados.

Porém, é muito importante ter uma dieta adequada e realizar atividades físicas com frequência para evitar possíveis doenças como a diabetes.

A diabetes é uma doença muito séria e, se não for tratada com responsabilidade e da forma correta, pode vir a piorar e causar problemas mais sérios, colocando a vida do paciente em risco.

Portanto, se surgirem os sintomas citados acima, procure um médico imediatamente.