A psoríase é um tipo de doença de pele bastante comum, que caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas. Esssa placas aparecem com maior frequência no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, pés, mãos, unhas e a região genital, que também pode ser afetada.

A psoríase pode se manifestar em pequenas lesões localizadas, ou o comprometimento de toda a pele. Essa é uma doença crônica, autoimune –  isto é, na qual o organismo ataca ele mesmo – não contagiosa e que pode ser recorrente.

Possui gravidade variável, podendo se manifestar desde formas leves e facilmente tratáveis, até casos bem extensos, que levam à incapacidade física.

Confira a seguir mais informações sobre a psoríase.

Psoríase: o que é e como tratar

Psoríase: o que é e como tratar

Tipos

Existem diversos tipos diferentes de psoríase, os quais se apresentam e também são tratados de formas diferentes. Entre eles, encontramos:

Psoríase Vulgar ou em placas

Forma mais comum da doença, caracterisada por lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas esbranquiçadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.

Podem provocar coceiras, causar dor e atingir todas as partes do corpo, inclusive genitais e dentro da boca do paciente.

Psoríase Invertida

É a forma de manchas inflamadas e vermelhas que atingem principalmente as áreas mais úmidas do corpo, onde normalmente se formam dobras, tais como axilas, virilhas, embaixo dos seios e ao redor dos órgãos genitais.

Psoríase Ungueal

É o tipo de psoríase que afeta dedos e unhas das mãos e dos pés. Ela faz com que a unha cresça de forma anormal, engrosse e escame, além de fazer com que a mesma perca a cor, surgindo depressões ou manchas amareladas.

Tratamento

Os tratamentos para cada tipo de psoríase são sempre indicados por um médico especialista. Portanto, ao primeiro sinal da doença, procure um médico para que o tratamento correto seja indicado.