Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,9% das mulheres brasileiras usam DIU. No entanto, a porcentagem começou a mudar. Mais e mais pessoas estão procurando métodos alternativos de pílulas anticoncepcionais para evitar efeitos colaterais, incluindo o DIU. Pesquisas demonstraram que aumentou o acesso ao dispositivo, esperando aumentar a taxa de uso para 10% das mulheres. Por outro lado, desde 2008, o plano de saúde Sorocaba é trabalha com esses procedimentos de contracepção do DIU, ducto deferente e ligadura tubária. Agora verifique seus direitos e por que você precisa de um plano de saúde em Sorocaba para cobrir a colocação do DIU.

Colocação de DIU no plano de saúde

Colocação de DIU no plano de saúde

Em outras palavras, a cobertura do plano higiênico para a colocação do DIU excede o suporte legal. Os procedimentos obrigatórios incluem esterilização masculina (vasectomia), esterilização feminina (esterilização), implante de dispositivos intrauterinos hormonais e não hormonais, incluindo instrumentos nos dois casos.

Mas isto não é tudo. Como a lei determina a cobertura das ações de planejamento familiar, o escopo dos serviços prestados é mais amplo. Isso ocorre porque o conceito de planejamento familiar consiste em uma série de ações para ajudar homens e mulheres a terem filhos.

A Constituição Federal de 1988 e a Lei nº 9.263 / 96 garantem esse direito. Portanto, o convênio também deve incluir aconselhamento e educação relacionados ao planejamento familiar.

Preste atenção ao seu convênio

No entanto, não se deve esquecer que isso não significa que o período de carência não deve ser respeitado. Enquanto não estiver dentro do período de carência, todos os planos de saúde devem cobrir esses procedimentos. Se o operador recusar, violará a lei e poderá ser contestado judicialmente.

A taxa de sucesso dos DIUs como contraceptivos é de 99,3%, mas há muita controvérsia sobre se o dispositivo pode aumentar o risco de câncer de mama. Isso ocorre porque o hormônio DIU contém levonorgestrel, uma forma sintética de progesterona, um hormônio natural conhecido que pode promover o câncer de mama.

No entanto, o assunto ainda é controverso, e estudos mostraram que as tendências de risco associadas às pílulas anticoncepcionais são as mesmas. Por outro lado, existem DIUs não hormonais, que também possuem provisões obrigatórias para planos de saúde.

Saiba Mais

Não espere mais para fazer um plano médico Sorocaba. Verifique os operadores em sua área, entre em contato com um dos nossos corretores de vendas e encontre o convênio médico Sorocaba ideal para você!