A cirurgia da catarata já ocorre com frequência em todo mundo. Devido o avanço na tecnologia e aos médicos especialistas em catarata, é possível passar por uma cirurgia tranquila e eficiente em menos de trinta minutos.
A recuperação da cirurgia deve acontecer em um curto período de tempo e sem irregularidades, basta que as recomendações do oftalmologista sejam seguidas.
Nesse artigo você vai ler 8 dicas para agilizar a sua recuperação após a cirurgia de catarata.
1 – Utilize os colírios prescritos pelo seu oftalmologista
Após a cirurgia, o médico para catarata provavelmente vai prescrever colírios que serão responsáveis por evitar infecções. Colírios anti-inflamatórios também podem ser receitados. No começo você terá que utilizar esses colírios várias vezes ao dia, e é importante se programar para pinga-los no horário correto.
O tempo de uso dos colírios vai depender de como o seu corpo irá reagir à cirurgia. Apenas o médico especialista poderá orientar corretamente qual será o tempo de utilização dos colírios.
Vale ressaltar que outros medicamentos como analgéticos também podem ser prescritos pelo oftalmologista e devem ser usados de acordo com a receita.
2- Não dirigir nos primeiros dias após a cirurgia
Após a cirurgia de catarata os olhos estarão sensíveis e por isso não é indicado dirigir. É provável que você saia com um tampão que servirá para proteger os olhos de luzes intensas e brilhos fortes. Uma boa sugestão é ter uma pessoa responsável por te levar em casa e te acompanhar após a cirurgia.
3- Evite exercícios físicos
Evite fazer exercícios pesados, segurar peso, ou ir à academia após realizar a sua cirurgia. Após o procedimento é importante deixar o seu olho descansar e não praticar atividades físicas que exijam muita movimentação da cabeça.
4- Fique em repouso
Após a cirurgia tente ficar em repouso por algumas horas. É normal que você já consiga assistir televisão ou trabalhar – contanto que o trabalho não demande esforço físico – algumas horas após o procedimento.
5- Nada de piscina ou banho de mar
Geralmente as piscinas tem grande quantidade de cloro na água, e não é adequado que o olho tenha contato com essa substancia após a cirurgia. O mesmo acontece para o sal do mar. Por isso é importante evitar banhos de piscina ou mar após a cirurgia.
6- Tenha cuidado com poeira
Não fique em ambientes com muito pó após a cirurgia de catarata. O pó pode causar infecções e desacelerar o processo de cicatrização do olho que acabou de passar por um procedimento que troca do cristalino.
7- Cuidado com acidentes domésticos
Uma das dicas é repousar após a cirurgia de catarata para evitar acidentes domésticos. Bater na porta, tropeçar e cair pode atrapalhar a sua recuperação.
8- Não coce o olho
É normal levar as mãos aos olhos e coçar instintivamente quando se sente um incomodo nos olhos. Após a cirurgia fique atento a essas coceiras que podem acontecer e evite esfregar os olhos. Durante a cirurgia o cristalino é substituído por uma lente de contato, e coçar os olhos pode fazer com que essa lente se mova e saia do lugar.
Conclusão
Apesar de ser uma cirurgia simples, a cirurgia de catarata exige alguns cuidados importantes para que a recuperação aconteça de forma saudável e rápida. Seguir a orientação do médico oftalmologista é o caminho correto para agilizar a sua recuperação. Vale ressaltar que cada organismo funciona de uma forma e que cada pessoa tem um tempo de recuperação e cicatrização diferente.
Caso seja necessário fazer a cirurgia nos dois olhos, o recomendado é que faça em um deles primeiro e depois da recuperação, se faça a cirurgia no segundo.