Alerta aos riscos da Meningite Viral.

A meningite se trata de um desenvolvimento inflamatório das membranas que recobrem a nossa medula espinhal e o cérebro, que se chamam meninges. A doença é capaz de ser estimulada por muitos agentes infecciosos, causados por parasitas, fungos e bactérias, se dividindo em duas categorias, a meningite bacteriana e a meningite viral. As duas categorias de meningites tem uma estação especifica recorrente, onde os surtos da doença são mais elevados, sendo assim no inverno a meningite bacteriana ganha força, e no verão a meningite viral.

 

Sintomas da meningite

 

Cada pessoa pode desenvolver um tipo de sintoma diferente dos demais, dependendo do estagio da inflamação e de cada tipo de sintoma, porém os principais sintomas são:

  • Fortes dores de cabeça.
  • Febre alta e consistente por mais de um dia.
  • Náuseas e vômitos.
  • Manchas em tons avermelhados pelo corpo.
  • Endurecimento na nuca.
  • Falta de apetite.
  • Sonolência e fadiga.

Fatores de transmissão

Como na grande maioria das doenças virais, a meningite tem por sua contaminação as mesmas maneiras pra se reproduzir, tais como através das gotículas de saliva, secreções nasais e pela garganta.

 

Diagnóstico da doença

 

Em adultos e em crianças os vestígios da doença são bem semelhantes, porém em crianças que sejam menores a um ano de idade, os sintomas não são tão claros, e por isso é necessário atenção dos pais a moleira da criança, ao choro excessivo e ao endurecimento do corpo do bebe, até mesmo convulsões. Já em adultos a doença pode ser facilmente confundida a uma virose ou gripe, devido aos sintomas serem muito parecidos.

 

Tratamento

Após o diagnóstico no hospital, sendo descoberta a categoria da meningite, se começa o tratamento, o paciente fica internado por até uma semana ou mais dependendo do grau da infecção, e começa a ser tratado através de injeções de antibióticos, para combater o vírus, e evitar que a doença se agrave ou que gere sequelas no paciente após o quadro infeccioso. Em casos mais graves, quando os sintomas da doença não estão sendo controlados. o paciente permanece internado, sendo medicado recebendo oxigênio e líquidos via intra-venosa.

 

Prevenção

As formas de prevenção a meningite, são muito similares a prevenção de outras doenças virais mais comuns. Evitar ambientes com pouca ventilação, e aglomerado de pessoas, manter as mãos limpas principalmente ao se alimentar, além disso mesmo com todas as precauções a maneira mais eficiente de se prevenir a doença seria por intermédio da vacinação.