Em nosso site de planos de saúde, achamos importante orientar sobre uma doença denominada de Lúpus. Você sabe o que é essa doença que vêm sendo mais falada nos últimos tempos? Vejamos tudo sobre ela.
Tudo sobre o Lúpus
Lúpus, o que é?
O lúpus, na verdade, se chama lúpus eritematoso sistêmico, e é uma doença autoimune que pode afetar principalmente a pele, articulações, rins, pulmão, cérebro, mas também os demais órgãos. Resumindo basicamente ele é um distúrbio crônico que faz com que o sistema imunológico produza anticorpos em excesso sem um motivo aparente. Aí os anticorpos, quando em bastante concentração, passam a atacar o próprio organismo, provocando inflamações e lesões em vários órgãos.
O lúpus pode ser dividido em quatro tipos:
- Lúpus discoide: Um tipo de lúpus que a inflamação acontece na pele. Este tipo pode ser identificado por conta do surgimento de lesões cutâneas avermelhadas que costumam aparecer no rosto, na nuca ou também no couro cabeludo.
- Lúpus sistêmico: O tipo mais comum, ocorrendo de forma leve ou mais grave. Essa inflamação acontece no organismo, comprometendo vários órgãos ou sistemas do corpo, não sendo restrito somente a pele. Algumas pessoas com lúpus discoide podem desenvolver a forma sistêmica.
- Lúpus por conta de Drogas: Alguns tipos de drogas ou até mesmo medicamentos podem provocar uma inflamação temporária enquanto é feito o seu uso e provocar sintomas que são muito parecidos com os do lúpus sistêmico. As manifestações desaparecem com o parar do uso.
- Lúpus neonatal: Esse é o tipo de lúpus com uma condição rara que afeta filhos de mulheres com lúpus, causada por anticorpos da mãe a atuar sobre a criança no útero. No nascimento essa criança pode ter uma erupção cutânea, problemas no fígado ou baixa contagem de células sanguíneas, mas esses sintomas desaparecem completamente após vários meses sem efeitos duradouros.
Causas
Não se sabe ao certo qual a causa, contudo pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como genética e meio ambiente. Alguns dos palpites são:
- Luz solar
- Infecções
- Medicamentos
Fatores de Risco
Acontece mais nas mulheres, e pessoas entre 15 e 40 anos, e mais comum em afro-americanas, hispânicas e asiáticas.
Contudo, é valido dizer que pode acontecer com qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou etnia.
Planos de saúde e o Lúpus
Muitas pessoas que procuram por um bom plano em Sorocaba ou em outras regiões, desejam saber que o mesmo oferece cobertura para Lúpus, acesse essa página e veja se os planos devem ou não oferecer cobertura, ou custear o tratamento de lúpus: https://espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/2604430/plano-de-saude-deve-custear-tratamento-de-lupus-eritematoso-sistemico
Para você que mora na região e quer que seu plano oferece cobertura seria bom entrar em contato com um de nossos corretores da cidade de Sorocaba que estão a sua inteira disposição.

