Regras da ANS para reduzir partos cesárias, regras da Ans, agência nacional de saúde suplementar, foi criada para estimular o parto normal dos planos de saúde. A Resolução Normativa nº 368 prevê, entre outras coisas, que a gestante tenha o direito de saber a porcentagem de partos normais e cesarianas de seu plano de saúde, de seu hospital e de seu médico.

Regras da ANS para reduzir partos cesárias

Regras da ANS para reduzir partos cesárias

O objetivo das novas regras é diminuir a porcentagem de cesáreas desnecessárias e aumentar a de partos normais nos planos de saúde. Em 2013, do total de 541.476 partos pagos por planos de saúde, 84,5% foram cesáreas, segundo informações divulgadas pela ANS.

Qual é a mudança para gestante com o plano de saúde ?

Com as regras da ANS para reduzir cesárias a gestante tem o direito de pedir para seu  plano de saúde a informação sobre qual é o índice de cesáreas e partos normais de seu plano, de sua maternidade e de seu médico. A ideia é que, com essas informações, ela possa tomar decisões mais conscientes sobre seu parto.

A gestante também recebe um cartão da gestante, documento que traz todas as informações e acompanhamento da gestação, esse cartão ficará em posse da gestante para que essa possa ir nos estabelecimentos de saúde e receber informações sobre o acompanhamento de sua gestação.