Inicial » Os cuidados com a dentição

Os cuidados com a dentição

  • por
Os cuidados com a dentição

Geralmente a nossa primeira dentição acontece por volta dos seis meses, com os famosos dentes de leite. Esses dentes são provisórios, e crescem aos poucos , até que a criança tenha seus 0 dentes de leite. Nesse tempo, os pais devem fazer a higienização em toda a boca da criança, mesmo se não houver muitos ou nenhum dente. Por volta dos 4 anos, os dentes de leite começam a cair e nascer os dentes definitivos, até que se chegue a fase adulta e ter seus 32 dentes.

Os cuidados devidos com a dentição

Apesar de a equipe “PlanosSorocaba”: https://planossorocaba.com.br/ focar em oferecer  convênios na cidade de Sorocaba, intencionamos oferecer algo a mais, ou seja, informações importantes sobe os cuidados com a dentição.

A nossa boca desempenha importantes funções que acarretam na saúde de todo o organismo.

Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Existem estudos científicos que comprovam que a saúde bucal tem uma grande relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo.

As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou até mesmo piora-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes, como também derrame cerebral, partos prematuros e crianças com baixo peso.

Há outros problemas que podem ocasionar por conta da má higiene bucal que são a cárie, o tártaro, mau hálito, placa bacteriana e gengivite.

Quem cuida do seu dente pode estar cuidando de toda a sua saúde em si, como também da parte emocional, pois um bom sorriso é capaz de melhorar a auto estima, melhorar o relacionamento com as pessoas e melhorar a confiança de si.

Alguns cuidados básicos para manter sempre a higiene bucal

  • Escovar os dentes todos os dias, depois das refeições e antes de dormir.
  • Utilizar uma escova de dente com tamanho correto e cerdas macias. (lembrando de sempre trocá-las)
  • Incrementar passando fio dental em todos os dentes.
  • Quem usa aparelho, deve se preocupar com a limpeza dos dentes, gengiva e o uso do flúor, pois o aparelho retém muito restos de alimentos.
  • Ter uma alimentação saudável, evitando doces e refrigerantes.
  • Procurar sempre um dentista para uma revisão e ver se está tudo bem.