Inicial » Como ajudar de maneira correta alguém com depressão

Como ajudar de maneira correta alguém com depressão

  • por

Muita das vezes as pessoas tem como pensamento que as pessoas que sofrem de depressão ficam dentro da casa chorando e mal, mas muita das vezes não é assim, algumas pessoas que sofrem de depressão, vivem o seu dia, fazem toda a sua rotina diária, essa depressão é chamada de depressão de alto funcionamento.

E nesses casos, as pessoas que estão em volta muitas das vezes nem sabe da depressão daquela pessoa.

As pessoas que sofrem de depressão de alto funcionamento, sofre em silêncio, pois, está lá no oculto da pessoa.

Vejamos mais sobre essa doença, e como ajudar uma pessoa que esteja sofrendo com esse mal.

Como ajudar de maneira correta alguém vencer a depressão

A Depressão

A depressão é uma doença ou um tipo de distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens, influenciando a autoestima, também o sentimento de inferioridade, tristeza, pessimismo, combinando entre si e aparecendo com extrema frequência.

Ela pode aparecer em diferentes idades desde os adolescentes até idosos, e por diversos motivos.

Existem muitos tipos de sintomas causados pela depressão, então os sintomas dependem de pessoa pra pessoa, porém, podemos destacar alguns mais recorrentes.

  • Ansiedade, angústia;
  • Falta de interesse social;
  • Desanimo;
  • Humor depreciativo;
  • Sentimentos de medo, indecisão.

A depressão poderá também ter sintomas físicos, como: dores de barriga, má digestão, azia, flatulência, diarreia, dores de cabeça, e outras dores sem nenhuma explicação cientifica.

Existe tratamento de depressão em planos de saúde em Sorocaba?

Segundo a ANS os planos precisam dar cobertura a todas patologias, que incluem em sua lista, exsitem casos e casos, ms antes de contratar seu plano de saúde em Sorocaba, confime essa informação com um corretor PlanosSorocaba, especializado na cidade e que esteja atualizado.

Como ajudar de maneira correta, uma pessoa que esteja sofrendo com a doença?

  • Mude suas Perguntas: Ao invés de dizer “O que você tem de errado” ou  “Porque não está feliz”, você deve dizer “O que está acontecendo?”, “De que você precisa para se sentir melhor?” ou “Posso fazer alguma coisa para ajudar?”.
  • Não menospreze os sentimentos de quem está sofrendo depressão: Grande parte dos pacientes que sofrem depressão dizem que sua família ou pessoas ao redor dizem que não é nada, que é pouca coisa para ficar triste, porém é valido dizer que para aquela pessoa que está sofrendo de depressão, aquilo é enorme e não pequeno.
  • Mostre apoio e seja especifico nele: As pessoas tem o hábito de dizer ” se você precisar, estou aqui para apoiar”, porém seja especifico ” Se você precisar ir ao médico me avise que eu te levo ” ou ” se você precisar conversar, então nós vamos”.
  • Planeje programas divertidos: Faça coisas divertidas, a depressão rouba a energia das pessoas e estar rodeada de amigos e fazendo algo divertido, pode ajudar e muito.
  • Pequenos atos de gentileza: Fazer aquele cházinho da tarde com biscoitos, dizer oi, mandar mensagens , coisas mínimas mas que mostrem o quanto ela é importante pra você.
  • Nunca desista: Mesmo que volte, continue lutando junto com ela, todos os dias.