Quando falamos a respeito da hepatite, estamos tratando basicamente de uma inflamação que acomete o fígado, e que pode acontecer devido a um vírus, ou pelo excesso de consumo de álcool, podendo também ser adquirido geneticamente ou por falta de imunidade.

 

Hepatite A

 

Se trata de uma doença facilmente contagiosa, que leva esse nome devido ao vírus que se chama VHA, ou popularmente conhecida como Hepatite infecciosa.

Transmissão: A transmissão ocorre quando a contato de uma pessoa com as secreções do indivíduo contaminado, como por exemplo a saliva ou fezes.

Sintomas: Normalmente os sintomas não são muito evidentes nas primeiras semanas após a contaminação do paciente, para que os sintomas se tornem evidentes na maioria dos casos, leva-se de 15 á 50 dias, sendo eles fadiga excessiva, febre alta, dores no abdômen, vômitos, aparência da pele e dos olhos amarelados, fezes e urina com alteração da sua coloração habitual.

Diagnóstico: Através do exame de sangue é possível constatar a doença, que atualmente é perfeitamente curável, principalmente quando há um cuidado da parte do paciente em seguir a risca as recomendações médicas. Apenas o profissional de saúde pode indicar o melhor tratamento para cada tipo especifico da hepatite.

Prevenção: Onde há higiene a maior parte dos vírus e bactérias são  eliminados, então é muito recomendado manter a higiene em dia , evitar locais onde se tenha contato com esgotos e lagos, além de beber apenas água que tenha passado por tratamento.

 

Hepatite B

A hepatite B também é a pontada como uma doença infecciosa, produzida pelo vírus HBV, e é considera uma doença repassada a outras pessoas por meio da relação sexual.

Transmissão: Este tipo de vírus está presente em todas as secreções humanas e líquidos como esperma, sangue e até mesmo o leite materno, podendo ser transmitido ao recém nascido.

Sintomas: Os sintomas são semelhantes a todos os sintomas das demais hepatites, como dores na região do abdômen, febre alta e persistente, náuseas e vômitos, além da amarelidão do aspecto da pele. Porém, esses sintomas demoram ainda mais tempo para aparecer o que dificulta a suspeita da doença e o diagnóstico, atrasando assim o tratamento e a cura, pode-se levar até 6 meses para os primeiros sinais da hepatite surgirem.

Diagnóstico: Há apenas uma maneira de se diagnosticar a hepatite, que é através do exame de sangue.

Prevenção: Há prevenção basicamente é evitar o contato com as secreções de pessoas contaminadas pela hepatite B, por isso deve-se usar preservativo, não realizar partilha de utensílios de higiene como depilação, ou outros dispositivos cortantes.